quinta-feira, 12 de julho de 2012

Diferença entre Retrô e Vintage


Em edição recente do dicionário Aurélio de língua portuguesa não existe o verbete vintage. No entanto, o professor de design João Caixeta recorre ao idioma inglês para discorrer sobre seu significado. “A palavra é conhecida desde 1450, com o sentido de ‘colheita de uma vinha’. Em 1746, passou a significar ‘ano em que foi feito um vinho’. Atualmente, em linguagem geral, significa ‘algo antigo e bom’, ‘um clássico’”, explica.

Nesse sentido, ganhou fama recente, principalmente por meio da moda, um vetor social, e do design. Não é sinônimo de antigo e nem de retrô, apesar de tais termos também estarem relacionados ao passado. “Geralmente, o primeiro refere-se à produção do século 19, caracteriza produtos talhados com elementos da estética art nouveau ou art déco. Já o termo retrô determina algo produzido atualmente, com inspiração em características originárias de uma época que já passou.”

Em contrapartida, o conceito vintage é empregado para definir objetos datados pela época, estilo, matéria-prima. Portanto, determina uma peça original, que tem localização definida. No caso, posterior ao século 19 e inferior ao 21. “São peças localizadas depois do o advento do design moderno, lançado pela Escola Bauhaus, na Alemanha. Nessa linha, quanto mais velho, mais vintage.”